Reunião com feirantes e camelôs expõe estratégia de encenação e contradição da gestão municipal
Matéria escrita por Caio Henrique
Nesta terça-feira, 08 de abril de 2025, o prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella, realizou uma reunião com feirantes, camelôs e trabalhadores informais da cidade. O motivo: anunciar que os trabalhadores deixarão de ser extorquidos pela própria prefeitura. Isso mesmo. O chefe do executivo resolveu se posicionar como o “salvador” de uma situação provocada pelo próprio poder público que ele comanda.
Durante anos, os trabalhadores informais da cidade vêm sendo alvos de denúncias sobre extorsões por parte de guardas municipais, que exigem dinheiro para permitir que esses cidadãos sigam com seus trabalhos.
Agora, de forma repentina e em clima de espetáculo, Canella promove uma encenação para anunciar que “isso vai acabar”, como se fosse um problema novo ou criado por gestões passadas. Uma jogada política ensaiada, onde o próprio criador do caos se apresenta como o “herói” da história.
Conversamos com algumas pessoas presentes na reunião e o sentimento geral foi de indignação com a encenação montada. Segundo relatos, tudo não passou de um “grande teatro político”, com direito até a banner do presidente do União Brasil, Rueda, partido de Canella.
Ele quer parecer que está resolvendo algo que ele mesmo deixou acontecer. É querer fazer a gente de bobo
Vale lembrar que, cabe aos vereadores fiscalizar a atuação da prefeitura, inclusive em casos de abuso por parte da guarda municipal. Mas, como temos visto nos últimos meses, a Câmara de Vereadores de Belford Roxo atua mais como assessoria do prefeito do que como fiscalizadora dos atos do Executivo. Nenhuma cobrança foi feita até agora, e a postura de submissão dos parlamentares se repete dia após dia.
Enquanto a cidade enfrenta problemas graves na saúde, educação e infraestrutura, o prefeito está claramente mais preocupado em criar palanques para seus aliados políticos do que resolver os problemas reais de Belford Roxo. O uso de reuniões com trabalhadores como ferramenta de marketing deixa evidente o foco da atual gestão: manter a imagem de salvador, mesmo que isso custe a inteligência da população.
Copyright © 2025 Portal de Bel