Secretário de Saúde admite dívida com enfermeiros, mas não dá prazo para pagamento de verbas federais atrasadas.
Após denúncia do Portal de Bel, o secretário de Saúde de Belford Roxo, Eduardo Feital, finalmente se reuniu com parte da categoria de enfermeiros da rede contratada, que atuam pelas empresas RenalFord e Inbel, ontem, 16 de maio de 2025.
A reunião foi motivada pelas denúncias de que a Prefeitura vem retendo os repasses federais enviados para pagamento dos profissionais, deixando-os sem o reajuste garantido por lei desde o final de 2023.
Apesar da cobrança dos profissionais, o secretário não apresentou nenhuma data concreta para quitar os atrasos. A única certeza apresentada foi a de que “o dinheiro vai sair esse ano” — ou seja, até 31 de dezembro de 2025. Até lá, os enfermeiros seguem sem reajuste, mesmo com a verba federal sendo regularmente enviada à Prefeitura.
A reunião, segundo os profissionais presentes, excluiu os demais enfermeiros do município e se concentrou apenas nos das empresas RenalFord e Inbel, que atuam de forma terceirizada. Mesmo assim, nenhuma solução concreta foi oferecida.
De acordo com Feital, antes de iniciar o pagamento dos repasses de 2025, o município precisa quitar os valores atrasados de quatro meses de 2023 e um de 2024. Porém, essa justificativa não condiz com a realidade.
A verba federal, como se sabe, continua sendo repassada normalmente, mesmo quando há parcelas em atraso. Prova disso é que os enfermeiros receberam entre setembro de 2023 e novembro de 2024, mesmo com valores anteriores pendentes.
Um dos argumentos usados por Feital para justificar a demora é a ausência de uma listagem com nome e CPF dos profissionais que têm direito a receber os valores. No entanto, esse argumento não se sustenta.
A própria reunião ocorreu com os profissionais que estão sem receber, ou seja, a lista estava ali na frente dele. Por que não elaborar a relação ali mesmo?
O secretário informou que a lista estaria para chegar no mesmo dia (16/05) à pessoa responsável, e que na segunda-feira (20/05) seriam iniciados os trâmites para definir uma data para o pagamento — ou seja, ainda sem qualquer cronograma concreto ou se essa tal lista realmente vai chegar a pessoa certa.
O governo federal já fez o repasse da verba, e ela não está condicionada ao pagamento das parcelas antigas. A alegação de que os valores de 2025 só entram nos cofres públicos após quitar 2023 e 2024 é falsa.
Se fosse verdade, os profissionais não teriam recebido normalmente durante todo o ano de 2024.
A falta de transparência por parte da Secretaria de Saúde reforça o descaso com uma categoria essencial, que atua diretamente na atenção à saúde da população. Enquanto os trâmites se arrastam, os enfermeiros continuam sem receber o que é de direito, mesmo com o dinheiro na conta da Prefeitura.
A reunião, apesar de simbólica, não passou de uma tentativa de contenção de danos após a repercussão negativa. O secretário não apresentou cronograma, não garantiu reajuste imediato e nem falou com todos os profissionais afetados.
O resultado? Mais uma promessa vaga.
E o pior: sem garantia de pagamento a curto prazo.
A única certeza é que a dívida continua existindo, e a Prefeitura se recusa a cumprir sua obrigação com os trabalhadores da saúde.
O Portal de Bel está a disposição da prefeitura caso queira se manifestar
Copyright © 2025 Portal de Bel