Rio de Janeiro vai receber 492 mil doses da vacina contra a gripe

Ministério da Saúde reforça imunização nacional com meta de vacinar 90% do público prioritário

O Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 35 milhões de doses da vacina contra a gripe para os estados das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste. A primeira remessa, com 5,4 milhões de doses, começa a ser entregue nesta sexta-feira (21). O estado do Rio de Janeiro receberá 492 mil doses nesta etapa inicial.

Apesar do início oficial da campanha estar marcado para 7 de abril, o Ministério da Saúde recomenda que estados e municípios comecem a vacinação assim que receberem os imunizantes.

Meta ambiciosa: 90% do público prioritário

O objetivo da campanha é atingir 90% de cobertura vacinal entre os grupos prioritários, que somam 81,6 milhões de pessoas. Apenas no primeiro semestre, o Ministério distribuirá 67,6 milhões de doses para quase todas as regiões. A Região Norte receberá 5,9 milhões de doses no segundo semestre, alinhada ao seu período de maior circulação viral.

A vacinação segue o Calendário Nacional de Vacinação, e agora deixa de ser uma campanha sazonal, passando a fazer parte da rotina das unidades de saúde.

+NOTICIAS

Investimento de R$ 1,3 bilhão

Para a campanha de 2025, o governo federal investiu R$ 1,3 bilhão na aquisição de 73,6 milhões de doses. As vacinas foram distribuídas de acordo com o calendário epidemiológico de cada região:

  • Março/Abril: Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul

  • Setembro: Região Norte (Inverno Amazônico)

Eficácia comprovada: proteção contra hospitalizações

Estudos do CDC (EUA) apontam que a vacina contra a influenza reduz em:

  • 35% o risco de hospitalização geral

  • 58,7% em pessoas com comorbidades

  • 39% entre crianças

  • 31,2% entre idosos

A vacina de 2025 conterá as cepas H1N1, H3N2 e B, podendo ser aplicada junto com outras vacinas do calendário nacional. A única contraindicação é para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de reação anafilática grave.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *